A mídia sintética é um tipo de conteúdo gerado por inteligência artificial (IA) que pode imitar ou modificar a aparência, a voz ou o comportamento de pessoas, objetos ou cenários reais. Por exemplo, os deepfakes são vídeos que usam técnicas de aprendizado de máquina para trocar o rosto ou a voz de uma pessoa por…
A mídia sintética pode ter aplicações positivas, como na educação, no entretenimento ou na arte. No entanto, também pode ser usada para fins maliciosos, como espalhar desinformação, manipular opiniões ou enganar pessoas. Por isso, é importante que os consumidores de mídia estejam atentos aos sinais de que um conteúdo pode ser falso ou alterado, e que verifiquem as fontes e os contextos antes de compartilhar ou acreditar em algo.
Algumas formas de detectar a mídia sintética são: observar se há inconsistências na iluminação, nas sombras, nos reflexos ou nas bordas dos objetos; prestar atenção se há sincronia entre o áudio e o vídeo, se há ruídos ou distorções na voz ou se há repetições ou pausas estranhas na fala; e usar ferramentas online que podem analisar e classificar a probabilidade de um conteúdo ser sintético.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- Nova ferramenta de inteligência artificial ajuda a identificar mais casos de COVID longa nos registros médicosPesquisadores do sistema de saúde Mass General Brigham, nos Estados Unidos, desenvolveram uma ferramenta de inteligência artificial (IA) para ajudar os médicos a identificar casos de COVID longa a partir de registros médicos eletrônicos.
- Estudo revela que frequência cardíaca de cães e donos se ajusta em momentos de interaçãoUm estudo realizado na Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, revelou algo emocionante sobre a relação entre cães e seus donos: nossos corações literalmente “batem juntos” quando estamos conectados emocionalmente com nossos cães.
- Novo modelo de inteligência artificial (IA) ajuda a combater crenças em teorias da conspiraçãoA inteligência artificial (IA) pode ser uma ferramenta importante na luta contra as teorias da conspiração.
- Por que a psicanálise tem sido cada vez mais criticada por especialistas?A psicanálise, fundada por Sigmund Freud, é uma teoria que busca entender e tratar o funcionamento da mente humana. Baseada em conceitos como o inconsciente e os desejos reprimidos, a psicanálise já foi vista como uma grande revolução no tratamento de problemas mentais.