Rádio ao vivo
Últimas

Mídia sintética: o que é e como pode afetar a nossa realidade

por

em

A mídia sintética é um tipo de conteúdo gerado por inteligência artificial (IA) que pode imitar ou modificar a aparência, a voz ou o comportamento de pessoas, objetos ou cenários reais. Por exemplo, os deepfakes são vídeos que usam técnicas de aprendizado de máquina para trocar o rosto ou a voz de uma pessoa por…

A mídia sintética pode ter aplicações positivas, como na educação, no entretenimento ou na arte. No entanto, também pode ser usada para fins maliciosos, como espalhar desinformação, manipular opiniões ou enganar pessoas. Por isso, é importante que os consumidores de mídia estejam atentos aos sinais de que um conteúdo pode ser falso ou alterado, e que verifiquem as fontes e os contextos antes de compartilhar ou acreditar em algo.

Algumas formas de detectar a mídia sintética são: observar se há inconsistências na iluminação, nas sombras, nos reflexos ou nas bordas dos objetos; prestar atenção se há sincronia entre o áudio e o vídeo, se há ruídos ou distorções na voz ou se há repetições ou pausas estranhas na fala; e usar ferramentas online que podem analisar e classificar a probabilidade de um conteúdo ser sintético.

Fontes: Link 1, Link 2, Link 3.

Gosta do nosso conteúdo?


Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!

Veja também:

Não perca nenhuma postagem! Assine nossa Newsletter: