O Distrito Federal inovou nas eleições deste ano para deputado Federal. Isso porque em uma bancada tradicionalmente formada por homens, cinco dos oito deputados federais eleitos são mulheres.
São elas Flávia Arruda, Érika Kokay, Bia Kicis, Celina Leão e Paula Belmonte. Júlio Cesar, Professor Israel e Luis Miranda também vão compor a bancada.
Além de conquistar a maioria dos assentos, as candidatas reuniram o maior número de eleitores. Para o cientista político Valdir Pucci, o número de mulheres eleitas significa uma mudança expressiva de comportamento dos eleitores:
Outro fato que chama a atenção é que nomes fortes e tradicionais da política não conseguiram se eleger neste pleito. Apenas Érika Kikay foi reeleita; o restante dos representantes do Distrito Federal na Câmara dos deputados vai assumir o cargo pela primeira vez.
Mas apesar da busca por renovação, alguns nomes não são novidade na política do DF.
Celina Leão do Progressistas, por exemplo, assume o cargo de deputada federal após oito anos como deputada distrital. Júlio Cesar e Professor Israel também deixam a Câmara Legislativa local para ocupar uma vaga de deputado Federal.