Os últimos anos foram marcados por descobertas incríveis, tanto em nosso sistema solar quanto fora dele. Foram novas galáxias, planetas e dados registrados que nos deram uma pequena noção do tamanho do universo que nos rodeia.
Apesar de que a cada descoberta, principalmente as mais distantes, ficar cada vez mais difícil ir até lá, e o envio de sondas para planetas dentro do nosso sistema solar ainda seja um enorme desafio, a Nasa já tem planos concretos para visitar outros sistemas solares.
Um artigo publicado nessa semana no New Scientist, revela que a agência espacial norte-americana anunciou durante a conferência anual da American Geophysical Union, que já tem um cronograma completo para enviar uma sonda até Alpha Centauri, o sistema solar mais próximo do nosso.
A primeira sonda deve ser lançada apenas em 2069, ano em que se comemora os 100 anos da missão Apollo 11, que marcou a primeira vez que um homem andou na Lua. O objetivo da missão é conferir de perto o planeta Proxima-b, que os pesquisadores acreditam ser um dos mais indicados para abrigar vida.
Pode parecer distante, mas cerca de 50 anos perto da imensidão do universo não é nada. Além disso, hoje há uma série de obstáculos para que este plano saia do papel, a começar pela tecnologia. Ainda não existe nada capaz de fazer com essa viagem aconteça, mas Nasa está contando certo com alguns dos projetos que estão atualmente em desenvolvimento e que até essa 2069 já deverão ter sido lançados.
Apesar de já ter data marcada para a missão, a própria agência espacial admitiu que é um plano “muito nebuloso” e que ainda há muitos obstáculos até lá. Se levarmos em conta que há grande interesse, principalmente do setor privado (leia-se Elon Musk e Yuri Milner), a chance de que o cronograma seja cumprido é grande.