Rádio ao vivo
Últimas

NASA encontra evidências de novo vulcão ativo em satélite de Júpiter

por

em

Esse satélite é considerado um corpo celeste com atividade vulcânica mais intensa do nosso Sistema Solar.

A sonda espacial Juno, que pertence à agência espacial norte-americana NASA, descobriu uma nova fonte de calor perto do pólo sul de Io — um dos quatro grandes satélites de Júpiter conhecidos como Luas de Galileu — que poderia indicar a existência de um vulcão desconhecido até agora.

Cientistas da missão Juno conseguiram detectar a fonte de calor graças aos dados obtidos pelo radar infravermelho JIRAM, instalado a bordo da sonda.

“O novo ponto de acesso de Io que o JIRAM atingiu está a cerca de 300 quilômetros do lugar mais próximo previamente mapeado”, disse Alessandro Mura, um coinvestigador da sonda Juno do Instituto Nacional de Astrofísica, em Roma (Itália).

© NASA. NASA/JPL-Caltech/SwRI/ASI/INAF/JIRAM

VEJA MAIS:
Curta a página da W Rádio Brasil no Facebook!
Alunos carentes poderão receber bolsas no ensino superior
Mesmo sem título, croatas festejam seleção que brilhou na Copa

A NASA explicou que os dados de infravermelho foram recebidos quando Juno estava à distância de 470 mil quilômetros de Io — o corpo celeste com a atividade vulcânica mais intensa do nosso Sistema Solar.

Até o momento, na superfície da lua de Júpiter foram descobertos mais de 150 vulcões ativos, não obstante, os cientistas esperam descobrir pelo menos mais 250 vulcões nessa lua. Por Sputnik Brasil.

Não perca nenhuma postagem! Assine nossa Newsletter: