Ventos fortes, que sopram em Marte em um período do ano, poderão limpar a poeira e a areia dos painéis solares do rover Opportunity, fazendo com que a conexão seja reestabelecida com o aparelho depois de ele “desaparecer” devido a uma tempestade de areia poderosa em junho, declarou a NASA.
“Um período ventoso em Marte — conhecido pela equipe do Opportunity como ‘estação de limpeza de poeira’ — ocorre de novembro a janeiro e ajudou a limpar os painéis do rover no passado. A equipe continua esperançosa que alguma limpeza de poeira possa resultar em ouvir algo do rover neste período”, escreveram cientistas da NASA.
No início de junho, Marte foi tomado por uma tempestade de areia poderosa que atingiu a região onde estava o rover Opportunity. Passados alguns dias, a situação se agravou tanto que os cientistas se viram obrigados a ligar regime de emergência do aparelho, desligando todas as ferramentas com exceção de relógios.
Em meados de junho, as imagens do rover Curiosity mostraram que a tempestade tocou todos os pontos do planeta.
Apenas no fim de julho a cortina de poeira começou a baixar gradualmente. Espera-se que nos próximos meses ou até semanas o ambiente em Marte melhore significativamente.
O problema surgiu inesperadamente para a missão Opportunity e já dura alguns meses, mesmo assim, a NASA continua tentando reestabelecer contato com o rover.
Recentemente, a sonda norte-americana MRO encontrou o Opportunity e nas fotos dá para ver que ele não estava coberto por areia, mas não conseguiu descobrir por que o rover é incapaz de entrar em contato com a Terra.
Mesmo que o rover não desperte até novembro, os cientistas continuarão tentando entrar em contato com ele até o fim do ano e só depois a equipe discutirá quais passos serão dados, incluindo finalização da missão.