A agência espacial americana Nasa divulgou imagens que mostram uma cratera de 10 metros de largura na superfície da Lua, causada pelo impacto da missão espacial russa Luna-25, que falhou no mês passado.
Luna-25 era a primeira missão lunar da Rússia em 47 anos e tinha como objetivo pousar no polo sul da Lua para estudar sua geologia e recursos. No entanto, a nave saiu de controle e caiu na Lua em 19 de agosto, após um problema na preparação para o pouso.
As imagens foram capturadas pela espaçonave Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) da Nasa, que orbita a Lua desde 2009 e tem uma câmera de alta resolução capaz de detectar pequenas mudanças na superfície lunar.
A Nasa disse que a nova cratera é o provável local de impacto da missão russa, baseada na comparação entre as imagens tiradas antes e depois do acidente. A agência também disse que a cratera pode ter sido maior se a nave tivesse mais combustível ou se tivesse atingido um ângulo diferente.
O acidente da Luna-25 ressalta o declínio pós-soviético de um outrora poderoso programa espacial, que foi pioneiro em muitas conquistas espaciais, como o primeiro satélite, o primeiro homem e a primeira mulher no espaço.
A Rússia disse que formou uma comissão especial para investigar as razões por trás da falha da nave Luna-25 e que planeja enviar outras missões lunares nos próximos anos.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!