A primeira missão de proteção planetária da NASA está programada para junho de 2021. Elena Adams, engenheira da missão Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo (DART, na sigla em inglês) e cientista do laboratório de física aplicada da Universidade Johns Hopkins, informou sobre o estado atual do projeto em uma entrevista ao site Space.com durante a Conferência de Defesa Planetária da Academia Internacional de Astronáutica.
A função de Elena Adams é assegurar a comunicação e coordenar as diferentes unidades da missão DART.
Atualmente, a tarefa principal do DART é obter um veículo espacial para realizar a viagem da Terra ao asteroide Didymos e para isso a NASA tomou a decisão de comprar o SpaceX Falcon 9, afirmou ela.
“Antes tínhamos de gastar muito tempo fazendo espirais em torno da Terra, nós não sabíamos onde íamos ser largados […] Atualmente temos um veículo de lançamento dedicado e vamos onde quisermos”, disse Adams.
Ela também informou sobre o encontro com funcionários da SpaceX para iniciar a coordenação do lançamento, que será realizado da base aérea de Vandenberg, na Califórnia, em junho de 2021.
No verão do ano corrente, colocamos o plano de realizar testes do sistema propulsor baseando em um novo motor elétrico de íons, revela Adams.
Nessa missão do DART, o veículo espacial transportará apenas um instrumento, que é uma câmera avançada que vai capturar imagens do voo de aproximação. O objetivo principal é verificar se os enormes painéis solares afetarão as imagens da câmera ou não, informa a engenheira e cientista.
A missão Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo consiste em enviar uma sonda espacial que deverá colidir com um asteroide e dessa forma desviar sua trajetória, evitando assim o possível impacto com o nosso planeta.