Nesta segunda-feira (24) o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse ao presidente russo, Vladimir Putin, que a entrega dos S-300 a quem chamou de “agentes irresponsáveis” aumentaria o risco sobre a segurança na região, acrescentando que Israel continuaria a proteger sua segurança.
Após o incidente com o avião russo Il-20, derrubado na Síria, o ministro da Defesa da Rússia disse que Moscou irá entregar sistemas de defesa aérea S-300 ao país. A Defesa da Rússia tem apresentado provas de que Israel teria agido de forma negligente durante uma ação militar e provocado o acidente com o avião russo.
Comentando mais cedo sobre este assunto, o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Bogdanov, apontou que os as entregas dos S-300 não afetariam as relações entre Israel e Rússia, enfatizando que Moscou e Damasco tem um direito soberano tanto na aquisição quanto na entrega de armas.
A Rússia decidiu aumentar a segurança na Sìria após a queda do Il-20, o que custou 15 vidas de soldados russos. A queda ocorreu próximo à base aérea de Hmeymim. De acordo com os militares da Rússia, quatro F-16 de Israel, que atacavam alvos na Síria na província de Latakia, usaram o Il-20 como escudo, o que o deixou vulnerável a ataques da defesa aérea da Síria, o que teria causado o acidente.
Por Sputnik Brasil.