Rádio ao vivo
Últimas

Nova técnica com Inteligência Artificial permite prever estruturas genômicas em tempo recorde

por

em
Nova técnica com Inteligência Artificial permite prever estruturas genômicas em tempo recorde

Tecnologia inovadora calcula milhares de conformações de DNA, revolucionando a pesquisa genética

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) publicaram recentemente uma técnica que usa inteligência artificial generativa para determinar rapidamente as estruturas tridimensionais do genoma humano. A abordagem permite prever milhares de conformações genômicas em minutos, superando métodos experimentais tradicionais que podem levar semanas.

Cada célula humana contém a mesma sequência genética, mas apenas alguns genes são expressos em cada tipo celular, influenciados pela configuração 3D do material genético. A nova técnica visa facilitar o estudo de como essa organização afeta a expressão gênica e as funções celulares.

“Queríamos prever a estrutura tridimensional do genoma a partir da sequência de DNA”, explica Bin Zhang, professor associado de química e autor sênior do estudo. “Agora, podemos abrir muitas oportunidades interessantes.”

O modelo, chamado ChromoGen, combina aprendizado profundo com IA generativa para analisar sequências de DNA e dados de acessibilidade cromatínica específicos de cada célula. Treinado em milhões de conformações de cromatina, o ChromoGen gera várias estruturas possíveis para uma mesma sequência, refletindo a natureza dinâmica do DNA.

“A IA nos permite analisar longos segmentos de DNA e identificar informações importantes codificadas nas sequências”, destaca Zhang.

A velocidade é um grande benefício. “Enquanto métodos como o Hi-C podem levar uma semana para processar uma única célula, nosso modelo prevê mil estruturas em uma região específica em 20 minutos usando uma GPU”, afirma Greg Schuette, coautor do estudo.

O ChromoGen também faz previsões precisas para diferentes tipos celulares, sugerindo que pode analisar variações nas estruturas da cromatina e suas influências funcionais.

O modelo abre caminho para explorar como mutações em sequências de DNA podem alterar a conformação da cromatina e causar doenças. “Há muitas questões que podemos abordar com este modelo”, acrescenta Zhang.

Fonte: Link.


Não perca nenhuma postagem! Assine nossa Newsletter: