Uma nova terapia contra o câncer, desenvolvida por pesquisadores da Purdue University, nos Estados Unidos, promete atacar tumores de forma seletiva e eficaz, usando uma molécula de RNA que bloqueia naturalmente a divisão celular.
A terapia se baseia no microRNA-34a, uma molécula que age “como os freios de um carro”, diminuindo ou parando a divisão celular, segundo o professor de engenharia química Ravi F. Saraf, um dos autores do estudo publicado na revista Nature Communications.
O microRNA-34a é ligado à vitamina folato, que é captada pelas células cancerígenas com mais receptores de folato do que as células saudáveis. Assim, a terapia consegue induzir as células cancerígenas a absorverem o fragmento de RNA que impede a sua proliferação.
Os resultados experimentais mostraram que tumores tratados com a terapia não aumentaram de tamanho ao longo de 21 dias, enquanto tumores não tratados triplicaram de tamanho no mesmo período. A terapia também suprimiu fortemente a atividade de pelo menos três genes que impulsionam o câncer e a resistência a outras terapias.
A terapia, que é patenteada, pode ser eficaz por si só e em combinação com outros medicamentos contra cânceres que desenvolveram resistência a drogas. Os pesquisadores estão confiantes no valor da nova abordagem e se preparam para ensaios clínicos.
“Esta é uma nova forma de tratar o câncer que não tem efeitos colaterais significativos e pode ser usada para vários tipos de tumores”, disse Saraf. “Nós esperamos que esta terapia possa ser usada em humanos em um futuro próximo e trazer benefícios para muitos pacientes”, completou.
Fonte: Link.