Os jornalistas têm uma função social importante de informar e contextualizar o público sobre eventos e acontecimentos relevantes
Embora o avanço da inteligência artificial possa impactar o trabalho dos jornalistas, ainda há muitas funções em que a inteligência artificial não pode substituir completamente a habilidade humana.
Enquanto o ChatGPT pode gerar textos de forma automatizada, ele não pode investigar notícias, fazer entrevistas ou reportagens em campo, verificar fontes, ou escrever matérias que exigem criatividade, perspectiva humana e contextualização.
Além disso, os jornalistas têm uma função social importante de informar e contextualizar o público sobre eventos e acontecimentos relevantes, e essa responsabilidade não pode ser totalmente substituída por máquinas.
Assim, é provável que os jornalistas continuem a ser uma parte essencial do processo de produção de notícias e informações, mesmo com o avanço da inteligência artificial e outras tecnologias.
Apoie o jornalismo independente no Brasil
Veja também:
- Alimentação e suplementos não curam nem causam TDAH, apontam estudosO Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um dos temas mais pesquisados na internet. Em 2024, as buscas sobre TDAH aumentaram 576% comparado a cinco anos atrás.
- Usar cannabis durante a gravidez pode prejudicar o aprendizado e aumentar a agressividade das criançasA legalização da cannabis tem levantado preocupações entre os profissionais de saúde sobre seus efeitos em crianças. Estudos realizados pelo Nationwide Children’s Hospital indicam que a exposição à cannabis durante a gravidez pode ser prejudicial ao desenvolvimento infantil.
- Como a astrologia pode enganar e impactar a saúde mental das mulheresA astrologia pode enganar ao oferecer respostas genéricas que parecem pessoais, criando uma falsa sensação de controle, pois tira o foco de soluções reais para os problemas e aumenta a ansiedade, principalmente nas mulheres.
- Como evitar um primeiro AVC com exames e mudanças no estilo de vidaÉ possível reduzir o risco de ter um primeiro acidente vascular cerebral (AVC) com comportamentos saudáveis, como uma boa alimentação, parar de fumar e fazer exercícios, além de realizar exames de saúde regulares e usar medicamentos para controlar problemas de saúde, como doenças cardíacas.
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]