A agricultura brasileira pode servir de exemplo para outros países que enfrentam problemas de fome, pobreza e degradação ambiental.
Essa é a proposta do cientista indiano-americano Rattan Lal, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007 e o Prêmio Mundial da Alimentação em 2020.
Ele defende que o programa brasileiro de Agricultura de Baixo Carbono (ABC), que incentiva práticas conservacionistas e sustentáveis, seja replicado em regiões como a savana africana, que tem características semelhantes ao Cerrado brasileiro.
Lal afirma que a agricultura pode contribuir para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, sequestrar carbono no solo, preservar a biodiversidade e recuperar áreas degradadas. Para isso, ele sugere que os produtores sejam recompensados por praticar uma agricultura melhor, que respeite o solo como um ser vivente e que use os insumos com eficiência e moderação.
Ele também destaca o papel moral e estratégico do Brasil em ajudar os países que sofrem com a fome, a guerra e a instabilidade, compartilhando sua capacidade científica e tecnológica na agricultura tropical. Segundo ele, isso pode elevar o prestígio do Brasil e torná-lo um líder mundial.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!