O resultado de novas pesquisas mostram que pode haver benefícios para a saúde ao comer certos tipos de chocolate amargo. Os resultados de dois estudos apresentados hoje na reunião anual da Experimental Biology 2018, em San Diego, mostram que consumir chocolate amargo com alta concentração de cacau (mínimo 70% de cacau, 30% de açúcar orgânico) tem efeitos positivos sobre os níveis de estresse, inflamação, humor, memória e imunidade.
Embora já seja de conhecimento científico que o cacau é uma fonte importante de flavonoides, esta é a primeira vez que o efeito foi estudado em seres humanos para determinar como ele pode afetar diretamente a saúde cognitiva, endócrina e cardiovascular.
O Doutor Lee S. Berk da School of Allied Health Professions e um especialista em psiconeuroimunologia e ciência dos alimentos da Loma Linda University, serviram como cobaias em ambos os estudos.
“Durante anos analisamos a influência do chocolate amargo nas funções neurológicas do ponto de vista do teor de açúcar – quanto mais açúcar, mais felizes estamos – esta é a primeira vez que analisamos o impacto de grandes quantidades de cacau em doses tão pequenas quanto uma barra de chocolate de tamanho normal. Esses estudos nos mostram que quanto maior a concentração de cacau, mais positivo é o impacto na cognição, memória, humor, imunidade e outros efeitos benéficos”, disse Berk.
Veja Mais:
– Acordou de ressaca? Veja 5 alimentos que podem te ajudar nisso
– Camiseta Game Of Thrones da Chico Rei pelo menor preço do Brasil
Os flavonoides encontrados no cacau são antioxidantes extremamente potentes e agentes anti-inflamatórios, com mecanismos benéficos para a saúde cerebral e cardiovascular.
Berk disse ainda que os estudos exigem uma investigação mais aprofundada, especialmente para determinar o significado desses efeitos nas células do sistema imunológico e do cérebro. Ele defende que o estudo cresça e seja feito o mesmo teste em vários grupos populacionais.