O vulcão Erebus na Antártida, um dos vulcões mais ativos do mundo, que recentemente surpreendeu os cientistas ao revelar a expulsão de poeira de ouro.
Essa descoberta levanta questões fascinantes sobre os processos geológicos que podem levar à concentração de metais preciosos, e está impulsionando estudos para compreender melhor esses fenômenos sob a superfície da Terra.
Os gases do vulcão contêm minúsculos cristais de ouro metálico com menos de 20 micrômetros de tamanho. Cerca de 80 gramas de ouro, equivalente a aproximadamente 6 mil dólares, são lançados na atmosfera diariamente pelo vulcão. As partículas de ouro viajam por longas distâncias e foram encontradas a cerca de 1.000 quilômetros de distância do Monte Erebus na Antártica.
A descoberta do ouro lançado pelo Monte Erebus na Antártica revela um fenômeno fascinante e surpreendente. Apesar da inviabilidade de explorar esse recurso devido à localização remota e às condições extremas, a pesquisa levanta questões importantes sobre os processos geológicos que podem concentrar metais preciosos.
Fonte: Link.