Discord é uma plataforma de comunicação online que permite a troca de mensagens de texto, voz e vídeo entre usuários. Criado em 2015 com foco nos jogadores de videogames, o Discord se tornou um espaço para diversas comunidades se reunirem e compartilharem interesses em comum.
No entanto, o Discord também tem gerado preocupação de pais de crianças e adolescentes que usam o aplicativo. Isso se deve a alguns motivos, como:
- A falta de moderação e controle sobre o conteúdo dos servidores, que podem conter linguagem imprópria, violência, pornografia ou discurso de ódio.
- A possibilidade de contato com estranhos que podem ter más intenções, como pedófilos, golpistas ou radicais.
- A exposição a informações falsas ou manipuladas que podem influenciar negativamente a opinião ou o comportamento dos jovens.
- O vício em jogos ou redes sociais que pode prejudicar o desempenho escolar, a saúde mental e o convívio familiar.
Diante desses riscos, os pais devem estar atentos ao uso do Discord pelos seus filhos e tomar algumas medidas para protegê-los, como:
- Conversar com eles sobre os perigos da internet e orientá-los a não compartilhar dados pessoais, fotos ou vídeos com desconhecidos.
- Monitorar o tempo e o tipo de atividade que eles realizam no Discord e limitar o acesso se necessário.
- Verificar as configurações de privacidade e segurança do aplicativo e bloquear ou denunciar usuários ou servidores suspeitos ou ofensivos.
- Participar ou criar servidores familiares ou educativos para interagir com eles de forma positiva e divertida.
O Discord pode ser uma ferramenta útil e divertida para se comunicar e se informar sobre diversos assuntos, mas também requer cuidado e responsabilidade. Por isso, é importante que os pais estejam envolvidos na vida digital dos seus filhos e os orientem a usar o aplicativo de forma segura e saudável.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- Alimentação e suplementos não curam nem causam TDAH, apontam estudosO Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um dos temas mais pesquisados na internet. Em 2024, as buscas sobre TDAH aumentaram 576% comparado a cinco anos atrás.
- Usar cannabis durante a gravidez pode prejudicar o aprendizado e aumentar a agressividade das criançasA legalização da cannabis tem levantado preocupações entre os profissionais de saúde sobre seus efeitos em crianças. Estudos realizados pelo Nationwide Children’s Hospital indicam que a exposição à cannabis durante a gravidez pode ser prejudicial ao desenvolvimento infantil.
- Como a astrologia pode enganar e impactar a saúde mental das mulheresA astrologia pode enganar ao oferecer respostas genéricas que parecem pessoais, criando uma falsa sensação de controle, pois tira o foco de soluções reais para os problemas e aumenta a ansiedade, principalmente nas mulheres.
- Como evitar um primeiro AVC com exames e mudanças no estilo de vidaÉ possível reduzir o risco de ter um primeiro acidente vascular cerebral (AVC) com comportamentos saudáveis, como uma boa alimentação, parar de fumar e fazer exercícios, além de realizar exames de saúde regulares e usar medicamentos para controlar problemas de saúde, como doenças cardíacas.