Você sabia que o inverno não começa apenas no dia 21 de junho? Existe também o inverno meteorológico, que leva em conta o ciclo anual de temperatura e não a posição da Terra em relação ao Sol. Neste post, vamos explicar o que é esse fenômeno, como ele afeta o clima no Brasil e qual…
O inverno meteorológico é uma forma de classificar as estações do ano baseada na média de temperatura de cada mês. Segundo essa técnica, o inverno começa no dia 1º de junho e vai até o dia 31 de agosto, enquanto o verão vai de dezembro a fevereiro, a primavera de setembro a novembro e o outono de março a maio.
Essa técnica é usada por meteorologistas e climatologistas para facilitar o cálculo de estatísticas sazonais, que são úteis para agricultura e comércio, por exemplo. Além disso, ela reflete melhor as variações climáticas que ocorrem em algumas regiões do país antes mesmo do início do inverno astronômico.
O inverno astronômico, por sua vez, é determinado pela posição da Terra em relação ao Sol. Ele começa no solstício de inverno, que é o dia em que o Sol atinge o ponto mais baixo no céu, e termina no equinócio de primavera, que é o dia em que o dia e a noite têm a mesma duração. Essas datas variam um pouco a cada ano, mas geralmente ocorrem por volta dos dias 20 e 21 de junho e 23 de setembro, respectivamente.
A diferença entre os dois tipos de inverno pode ser percebida na previsão do tempo para junho. Segundo a Climatempo, três frentes frias devem passar pelo Brasil neste mês, causando queda acentuada das temperaturas em grandes áreas do país. A primeira frente fria forte deve chegar na segunda semana do mês, a segunda logo após o solstício de inverno e a terceira no fim do mês.
No entanto, o frio não deve se prolongar por muitos dias no Centro-Sul do Brasil. Na média, junho deve terminar com temperaturas um pouco acima do normal na maioria das áreas do país. Isso significa que o inverno meteorológico pode ser mais rigoroso do que o inverno astronômico em algumas regiões.
Agora que você já sabe o que é o inverno meteorológico e como ele influencia o clima no Brasil, fique atento às mudanças de temperatura e se prepare para enfrentar os dias mais frios do ano.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!