O IVA (Imposto sobre Valor Agregado) é um dos principais pontos da Reforma Tributária, que foi aprovada no Congresso Nacional em 2023.
Mas o que é esse imposto e como ele vai afetar a vida dos brasileiros?
O IVA é um imposto que será cobrado sobre o consumo de bens e serviços no Brasil, substituindo cinco tributos atuais: ICMS, PIS/Cofins, IPI e ISS. Esses impostos têm regras diferentes em cada estado e município, gerando muita complexidade, burocracia e insegurança jurídica para as empresas e os consumidores.
Com o IVA, haverá um imposto único, com uma alíquota esperada de 25%, que será dividida entre a União, os estados e os municípios. O objetivo é simplificar o sistema tributário, reduzir a carga administrativa, aumentar a transparência e estimular o crescimento econômico.
O IVA terá impactos diferentes em cada setor e atividade, dependendo da carga tributária atual. Alguns produtos e serviços podem ficar mais baratos, enquanto outros podem ficar mais caros. Por exemplo, os serviços de telecomunicações, que hoje pagam 21,65% de impostos, podem ter uma redução de preço com o IVA de 25%. Já os serviços de análises clínicas, que hoje pagam 5,65% de impostos, podem ter um aumento de preço com o IVA de 25%.
O IVA é um modelo já adotado por mais de 170 países do mundo, sendo considerado mais justo, simples e moderno do que o atual sistema brasileiro. A Reforma Tributária é fundamental para o Brasil, pois possibilitará que a economia cresça, no mínimo, 12% a mais, e reduzirá as desigualdades sociais e regionais.
Se você quer saber mais sobre o IVA e a Reforma Tributária, confira os links abaixo:
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!