O multiverso é a ideia de que existem múltiplos universos além do nosso, cada um com suas próprias leis físicas, constantes e histórias.
Mas como surgiu essa hipótese? E quais são as evidências que a apoiam?
Uma das origens do conceito de multiverso vem da física quântica, que estuda o comportamento das partículas subatômicas. Segundo a interpretação de muitos mundos, proposta pelo físico Hugh Everett em 1957, cada vez que uma partícula tem mais de uma possibilidade de estado, o universo se divide em cópias idênticas, exceto pelo estado da partícula. Assim, haveria um número infinito de universos paralelos, onde todas as escolhas possíveis são realizadas.
Outra origem do multiverso vem da cosmologia, que estuda a origem e a evolução do universo. Segundo a teoria da inflação cósmica, proposta pelo físico Alan Guth em 1980, o universo passou por uma fase de expansão acelerada logo após o Big Bang, criando regiões muito distantes umas das outras. Essas regiões poderiam ter condições diferentes de temperatura, densidade e energia, gerando universos com propriedades distintas. Além disso, a inflação poderia continuar acontecendo em algumas regiões, criando novos universos constantemente.
O multiverso é uma hipótese fascinante, mas também muito controversa. Afinal, como testar a existência de outros universos que não podemos observar ou interagir? Alguns cientistas argumentam que o multiverso é uma questão filosófica ou metafísica, e não científica. Outros defendem que o multiverso pode ser inferido indiretamente por meio de observações astronômicas ou experimentos de física de partículas. O debate continua aberto e estimulante.
Este texto foi gerado com o uso de ferramentas de inteligência artificial. Viu algum erro? Avise!
Gosta do nosso conteúdo?
Veja também:
- Existe uma bomba-relógio girando sobre a sua cabeça a 28.000 km/hCom 140 milhões de detritos prontos para causar um desastre,… Leia mais: Existe uma bomba-relógio girando sobre a sua cabeça a 28.000 km/h
- O segredo da inteligência humana pode estar em nosso intestinoUma nova descoberta revela que nossos micróbios funcionaram como “baterias… Leia mais: O segredo da inteligência humana pode estar em nosso intestino
- Como o espermatozoide sobrevive ao ácido, imunidade e 96 milhões de rivaisOs segredos de uma jornada microscópica: da natação sincronizada à aquisição do “super-poder” que sela a vitória final na fecundação.
- Cientistas criam implante cerebral que envia informações direto para a mente usando luzSem fios, esse implante cerebral gera sensações artificiais e permite que o cérebro “sinta” o mundo sem usar os olhos ou o tato.
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]
