A renda básica universal é um programa de transferência de renda que garante um valor mínimo de dinheiro para todos os cidadãos de um país ou região, independentemente da sua situação financeira ou emprego.
A ideia tem sido discutida em vários países e tem sido testada em alguns lugares, como no Alasca, onde os residentes recebem uma parcela anual do lucro do petróleo do estado.
Na era da inteligência artificial, os debates e experiências da Renda Básica Universal ganham cada vez mais espaço.
Até 2024, 7 milhões de vagas de emprego serão extintas, 45% das atividades remuneradas estarão automatizadas e 37% das funções no mercado de trabalho irão desaparecer.
Alguns países que já implementaram ou estão em processo de implementação incluem:
- Finlândia: Em 2017, a Finlândia iniciou um programa piloto de renda básica universal para 2.000 desempregados. O programa durou dois anos e foi encerrado em 2019.
- Canadá: A província de Ontário iniciou um programa piloto de renda básica universal em 2017. O programa foi encerrado em 2018 pelo governo provincial.
- Índia: Em 2019, o estado indiano de Sikkim anunciou que iria implementar um programa de renda básica universal para todos os seus cidadãos adultos até 2022.
A Renda Básica Universal é o direito de todas as pessoas participarem da riqueza produzida pela nação. É incondicional, todos recebem o mesmo valor e têm o direito de usar como quiser e precisa ser.
A inteligência artificial pode ser uma ferramenta para ajudar a implementar a renda básica universal. A IA pode ser usada para automatizar processos e reduzir custos, o que pode tornar a renda básica universal mais viável.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- A nova era dos computadores quânticosOs computadores quânticos, famosos por prometerem resolver problemas impossíveis para computadores tradicionais, enfrentam um grande desafio: os erros.
- Mortalidade por doença de Chagas na Bahia supera a média nacionalA pesquisa, realizada entre 2008 e 2018, apontou que a Bahia possui uma das taxas de mortalidade mais altas do Brasil, com uma média de 5,33 óbitos por 100 mil habitantes, superando a média nacional.
- Como os substitutos de carne à base de plantas recriam o sabor e a textura da carneVocê já experimentou um hambúrguer à base de plantas e ficou impressionado com o quanto ele se parecia com a carne de verdade?
- Comunicação comunitária ajuda a melhorar a saúde em favelas, aponta pesquisa da FiocruzVocê já pensou que a comunicação pode ajudar a melhorar a saúde de quem vive nas favelas? Uma pesquisa da Fiocruz, em parceria com comunicadores populares, mostrou que sim!