Rádio ao vivo
Últimas

Renda básica universal e inteligência artificial: entenda essa relação e como ela pode mudar o mundo

por

em ,

A renda básica universal é um programa de transferência de renda que garante um valor mínimo de dinheiro para todos os cidadãos de um país ou região, independentemente da sua situação financeira ou emprego. 

A ideia tem sido discutida em vários países e tem sido testada em alguns lugares, como no Alasca, onde os residentes recebem uma parcela anual do lucro do petróleo do estado.

Na era da inteligência artificial, os debates e experiências da Renda Básica Universal ganham cada vez mais espaço.

Até 2024, 7 milhões de vagas de emprego serão extintas, 45% das atividades remuneradas estarão automatizadas e 37% das funções no mercado de trabalho irão desaparecer.

Alguns países que já implementaram ou estão em processo de implementação incluem:

  • Finlândia: Em 2017, a Finlândia iniciou um programa piloto de renda básica universal para 2.000 desempregados. O programa durou dois anos e foi encerrado em 2019.
  • Canadá: A província de Ontário iniciou um programa piloto de renda básica universal em 2017. O programa foi encerrado em 2018 pelo governo provincial.
  • Índia: Em 2019, o estado indiano de Sikkim anunciou que iria implementar um programa de renda básica universal para todos os seus cidadãos adultos até 2022.

A Renda Básica Universal é o direito de todas as pessoas participarem da riqueza produzida pela nação. É incondicional, todos recebem o mesmo valor e têm o direito de usar como quiser e precisa ser.

A inteligência artificial pode ser uma ferramenta para ajudar a implementar a renda básica universal. A IA pode ser usada para automatizar processos e reduzir custos, o que pode tornar a renda básica universal mais viável.

Gosta do nosso conteúdo?


Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!

Veja também:

Não perca nenhuma postagem! Assine nossa Newsletter: