O que faz um cão feliz e saudável? Essa é uma pergunta que muitos donos de cães se fazem, e que os pesquisadores do Dog Aging Project tentam responder.
Em um novo estudo, eles analisaram os dados de mais de 21 mil cães e identificaram vários fatores de estilo de vida que influenciam o bem-estar dos cães. Entre eles, o mais importante é a socialização com outros cães e humanos.
Os cães são animais sociais, que vivem em grupos e se comunicam entre si. Eles também se adaptam ao ambiente social dos humanos, que inclui seus arredores, interações e estresses cotidianos. Por isso, os pesquisadores acreditam que os cães são afetados pelo seu ambiente social tanto quanto as pessoas.
Para investigar como o ambiente social dos cães afeta sua saúde, os pesquisadores usaram dados de pesquisa relatados pelos proprietários de cães participantes do Dog Aging Project. Eles examinaram cinco categorias amplas que descrevem o estilo de vida dos cães: estabilidade doméstica, renda, crianças, outros animais de estimação e idade do proprietário.
Os resultados mostraram que esses fatores têm impactos diferentes na saúde dos cães. Por exemplo, os cães que vivem em lares mais ricos tendem a ser mais saudáveis em geral, mas também parecem ter mais doenças. Isso pode ser porque esses cães recebem mais cuidados médicos, já que seus donos podem pagar por consultas e exames regulares.
Outro fator que influencia a saúde dos cães é a idade do proprietário. Os dados revelaram que a idade do proprietário importa muito mais para os cães jovens do que para os cães velhos. Os cães jovens com donos mais velhos parecem ter melhor saúde do que os cães jovens com donos mais jovens – um achado que intrigou os pesquisadores.
Além disso, os lares com crianças geralmente tinham cães menos saudáveis. Isso pode não ser porque as crianças são inerentemente ruins para os cães, mas sim porque a presença de crianças em um lar muitas vezes leva a uma realocação de recursos para longe dos membros caninos da família.
No entanto, o aspecto mais importante do ambiente social dos cães foi a socialização com outros cães e humanos. De acordo com os dados, o efeito do apoio social no bem-estar dos cães foi cinco vezes maior do que o da renda familiar, o próximo preditor mais importante.
Isso sugere que os donos de cães devem priorizar o tempo de qualidade com seus amigos caninos e humanos, acompanhado das atividades e apoio emocional que eles proporcionam. Isso provavelmente manterá seus filhotes mais felizes e saudáveis a longo prazo.
Os pesquisadores esperam que seu estudo ajude os donos de cães a entender melhor as necessidades de seus companheiros de quatro patas e a tomar decisões informadas sobre seu estilo de vida. Eles também planejam analisar amostras de sangue de alguns dos participantes caninos do estudo para procurar marcadores físicos do envelhecimento em cães – aproximando-nos todos do objetivo de garantir vidas mais felizes e saudáveis para nossos membros da família canina.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!