O Observatório Solar Nacional (NOS, na sigla inglesa), em Sunspot, no Novo México (EUA), reiniciou seu funcionamento, comunicou o site da instituição.
“Estamos agradecidos pela paciência durante a resolução da questão do fechamento do Observatório de Sunspot. Nossas outras instituições permanecem abertas e NOS está funcionando de modo normal”, fala o comunicado.
No site da Associação de Universidades de Pesquisa em Astronomia (AURA, na sigla em inglês) esclarecem que o observatório foi fechado por causa da investigação de um crime, ocorrido no Pico de Sacramento.
“Nós fomos avisados que houve uma ameaça para a segurança do pessoal da estação e residentes locais. Por isso decidimos fechar o observatório”, explica a AURA, acrescentando que retirar um pequeno número de funcionários e habitantes foi a ação mais prudente e eficaz para garantir sua segurança.
À luz do desenvolvimento recente da investigação, a organização determinou que não há mais risco, tendo o observatório recomeçado seu funcionamento regular desde 17 de setembro, indica o comunicado da AURA. Segundo ele, a administração do observatório reconheceu a possível perturbação e frustração da gente por causa de ausência de informação sobre o fechamento, mas devia avaliar os riscos de alertar o suspeito e impedir a investigação.
O Observatório Solar Nacional de Sunspot permaneceu fechado nos últimos dez dias sem explicações detalhadas, o que gerou muitas teorias de conspiração, tais como descobrimento de vida extraterrestre, OVNIs ou sinais da morte gradual do Sol. Porém, o diretor da instituição, James McAteer, desmentiu esses rumores e acrescentou que todos os dados recebidos pelos cientistas seriam divulgados.