O astronauta Bill Anders, piloto da Apollo 8, fez duras críticas à Agência Espacial Norte Americana (Nasa) durante uma entrevista ao canal britânico BBC.
Além disso, Anders, de 85 anos, disse que as missões tripuladas da Nasa a Marte, beira a “quase ridículo” e que “o público não está interessado”.
“A Nasa não conseguiria chegar à Lua hoje. Estão fossilizados. A Nasa transformou-se num programa de emprego… muitos dos centros estão interessados sobretudo em manter-se e não se vê muito apoio público além de conseguirem o pagamento para os seus funcionários e a reeleição dos seus membros do congresso”, afirmou Anders.
Segundo o site BGR, nos últimos anos a NASA vem sofrendo cortes de orçamento, mas que continua determinada a um dia chegar a Marte.
Ainda não há previsão para enviar humanos ao Planeta Vermelho, mas a Agência deve lançar novas sondas que permitam ter um conhecimento mais amplo até que isso aconteça.
Enquanto os humanos não pisam em solo marciano, os robôs continuam explorando o planeta vermelho.
Em novembro, a nave InSight – que coletará amostras do planeta – aterrissou com sucesso em Marte.
Sobre a Lua, a Nasa disse recentemente que está conduzindo um retorno sustentável ao nosso satélite natural, e que isso ajudará a preparar para enviar astronautas a Marte.
“Isso também inclui parceiros comerciais e internacionais para expandir a presença humana no espaço e trazer novos conhecimentos e oportunidades”, disse a Agência em comunicado.