O Governo de Minas, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e o Grupo Iveco, assinaram um acordo de cooperação para atrair investimentos para a indústria automotiva.
O acordo foi assinado pelo governador Romeu Zema, pelo presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, e pelo presidente mundial da Iveco, Gerrit Marx, durante uma visita à sede da empresa na cidade italiana. A comitiva mineira também contou com a participação do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, e do presidente da Codemge, Dante de Matos.
O governador Zema destacou a importância da parceria para o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais. “A Iveco é uma empresa que já tem uma história de sucesso em nosso estado, gerando empregos, renda e desenvolvimento. Com esse acordo, queremos ampliar essa relação e trazer mais investimentos, mais tecnologia e mais oportunidades para os mineiros”, afirmou.
O presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, ressaltou o papel da entidade na articulação entre o poder público e a iniciativa privada para fomentar a indústria mineira. “A Fiemg tem como missão defender os interesses da indústria e promover o seu crescimento sustentável. Por isso, estamos apoiando essa parceria que vai beneficiar toda a cadeia produtiva do setor automotivo em Minas Gerais”, disse.
O presidente mundial da Iveco, Gerrit Marx, agradeceu a confiança do Governo de Minas e da Fiemg e afirmou que a empresa tem planos de expansão no estado. “A Iveco é uma empresa que investe no futuro e que busca sempre oferecer soluções inovadoras e sustentáveis para os seus clientes. Temos orgulho de fazer parte da história de Minas Gerais e queremos continuar contribuindo para o seu desenvolvimento”, declarou.
Investimentos da Iveco em Minas
A Iveco é uma empresa do Grupo CNH Industrial, que possui 12 marcas globais e atua nos segmentos de máquinas agrícolas, equipamentos de construção, veículos comerciais e motores. A empresa tem uma fábrica em Sete Lagoas, na região Central de Minas Gerais, onde produz caminhões leves, médios e pesados, ônibus urbanos e rodoviários e veículos militares.
A empresa já investiu R$ 600 milhões em Minas nos últimos três anos e pretende investir em tecnologia com a instalação de um novo centro técnico de desenvolvimento de motores da FPT Industrial, outra marca do grupo CNH Industrial. Além disso, a empresa pretende prospectar empresas parceiras para se localizarem no estado, criando um polo industrial automotivo.
Visita à fábrica da Iveco em Turim
Durante a visita à sede da Iveco em Turim, a comitiva mineira conheceu as instalações da fábrica da empresa e os novos motores e tecnologias desenvolvidos pela empresa. Entre eles, estão o caminhão elétrico Nikola Tre, fruto de uma parceria entre a Iveco e a startup americana Nikola Motor Company, e a van elétrica Daily Electric, que oferece autonomia de até 200 km e zero emissão de poluentes.
A comitiva também assistiu a uma apresentação sobre os projetos de mobilidade sustentável da empresa, como o uso de biometano como combustível alternativo, o desenvolvimento de veículos híbridos e o uso de inteligência artificial para otimizar a gestão de frotas.