Uma equipe de aves treinadas vai realmente limpar um parque temático francês, onde irá coletar pontas de cigarro e outros pedaços de lixo pequeno e descartá-los em lixeiras específicas.
Segundo a AFP, seis gralhas (um tipo de ave da família dos corvos) devem começar a trabalhar nesta semana recolhendo lixo no Puy du Foy, um parque que possui aldeias e jardins de época, bem como reconstituições históricas, performances e eventos.
Os coletores de lixo aviários foram criados em cativeiro e treinados por Christophe Gaborit, um falcoeiro e gerente de projetos da Academia de Falcoaria do parque.
No blog oficial do Puy du Foy, Gaborit diz que foi inspirado a recrutar as gralhas por algo que ele viu há 20 anos: um grupo de corvos selvagens vasculhando o lixo em um campo. Se os corvos já estavam inclinados a classificar materiais em seu habitat, talvez eles pudessem ser treinados para identificar e descartar o lixo deixado para trás por humanos, explicou Gaborit.
VEJA MAIS:
– Curta a página da W Rádio Brasil no Facebook!
– Irmãos presos exploravam jogo do bicho há 10 anos em Niterói
– Ex-funcionária revela bastidores da Casa Branca em livro e acusa Trump de racismo
Ele treinou duas gralhas de coleta de lixo em 2000, com uma pequena ajuda de um gabinete especial – quando os pássaros depositavam o lixo na gaveta, um segundo compartimento seria aberto para recompensá-los com um saboroso deleite.
Repetir essa ação levou as gralhas a associar a remoção de lixo à comida, embora às vezes tentassem enganar o treinador soltando pedaços de madeira na caixa, disse Gaborit.
Enquanto uma equipe de limpeza alada pode não ser o método mais eficiente para manter um grande parque livre de lixo, pelo menos pode ensinar os visitantes a serem mais cuidadosos sobre onde eles jogam o lixo.