Uma equipe de pesquisadores desenvolveu dois robôs microscópicos que se parecem com um mini-inseto e um deslizador de água, que podem ser os menores, mais leves e mais rápidos robôs totalmente funcionais já criados.
Os robôs são tão pequenos que podem caber na ponta de um dedo e pesam menos de um miligrama cada. Eles podem se mover rapidamente, batendo suas nadadeiras ou pés até 40 vezes por segundo, e podem até levantar objetos que são mais de 150 vezes mais pesados do que eles mesmos.
A chave para os minúsculos robôs são seus minúsculos motores que fazem os robôs se moverem. Os pesquisadores usaram uma nova técnica de fabricação para miniaturizar o motor até o menor já conhecido. O motor usa um material especial chamado liga de memória de forma, que é capaz de mudar de forma quando é aquecido. Com uma pequena quantidade de corrente elétrica, os fios podem ser aquecidos e resfriados facilmente, permitindo que os robôs controlem seus movimentos.
Os pesquisadores esperam que esses robôs minúsculos possam ser usados algum dia para trabalhos em áreas como polinização artificial, busca e resgate, monitoramento ambiental, micro-fabricação ou cirurgia assistida por robôs. Eles também planejam melhorar os robôs para que possam se comunicar uns com os outros, navegar em ambientes complexos e realizar tarefas mais sofisticadas.
Fonte: Link.