Pesquisadores da Universidade de Colônia descobriram uma forma de impedir que um complexo proteico chamado DREAM bloqueie a reparação do dano genômico em células humanas, em camundongos e no nematódeo Caenorhabditis elegans.
Ao inibir esse complexo com um agente farmacêutico, eles conseguiram ativar vários mecanismos de reparo que tornam as células mais resistentes a diferentes tipos de dano no DNA.
Essa descoberta pode abrir novas possibilidades para prevenir o envelhecimento e o desenvolvimento do câncer, que são causados pela instabilidade do genoma.
O estudo foi publicado na revista Nature Structural & Molecular Biology.
Fonte: ScienceDaily
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- Cientistas criam implante cerebral que envia informações direto para a mente usando luzSem fios, esse implante cerebral gera sensações artificiais e permite que o cérebro “sinta” o mundo sem usar os olhos ou o tato.
- Mounjaro no cérebro: O efeito ‘silenciador’ que desliga a fome e o alerta que os cientistas descobriramPesquisa inédita com implantes cerebrais revelou, em tempo real, como o Mounjaro atua para calar o “ruído da comida”, mas trouxe à tona uma limitação surpreendente sobre a duração desse efeito.
- Cientistas transformam a Terra em um detector gigante para finalmente encontrar a matéria escuraEsqueça os laboratórios subterrâneos: saiba como o projeto SQUIRE usa sensores quânticos em órbita para revelar as forças invisíveis que controlam o Universo.
- Café: A descoberta que pode reduzir a idade biológica em 5 anos e revolucionar a saúde mentalNova pesquisa revela que beber de 3 a 4 xícaras… Leia mais: Café: A descoberta que pode reduzir a idade biológica em 5 anos e revolucionar a saúde mental
