Pesquisadores da Universidade de Colônia descobriram uma forma de impedir que um complexo proteico chamado DREAM bloqueie a reparação do dano genômico em células humanas, em camundongos e no nematódeo Caenorhabditis elegans.
Ao inibir esse complexo com um agente farmacêutico, eles conseguiram ativar vários mecanismos de reparo que tornam as células mais resistentes a diferentes tipos de dano no DNA.
Essa descoberta pode abrir novas possibilidades para prevenir o envelhecimento e o desenvolvimento do câncer, que são causados pela instabilidade do genoma.
O estudo foi publicado na revista Nature Structural & Molecular Biology.
Fonte: ScienceDaily
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- Nova ferramenta de inteligência artificial ajuda a identificar mais casos de COVID longa nos registros médicosPesquisadores do sistema de saúde Mass General Brigham, nos Estados Unidos, desenvolveram uma ferramenta de inteligência artificial (IA) para ajudar os médicos a identificar casos de COVID longa a partir de registros médicos eletrônicos.
- Estudo revela que frequência cardíaca de cães e donos se ajusta em momentos de interaçãoUm estudo realizado na Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, revelou algo emocionante sobre a relação entre cães e seus donos: nossos corações literalmente “batem juntos” quando estamos conectados emocionalmente com nossos cães.
- Novo modelo de inteligência artificial (IA) ajuda a combater crenças em teorias da conspiraçãoA inteligência artificial (IA) pode ser uma ferramenta importante na luta contra as teorias da conspiração.
- Por que a psicanálise tem sido cada vez mais criticada por especialistas?A psicanálise, fundada por Sigmund Freud, é uma teoria que busca entender e tratar o funcionamento da mente humana. Baseada em conceitos como o inconsciente e os desejos reprimidos, a psicanálise já foi vista como uma grande revolução no tratamento de problemas mentais.