O governo brasileiro está prestes a lançar uma nova versão do programa Voa Brasil, que promete transformar o acesso a viagens aéreas para milhões de brasileiros.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou que o programa será renovado para oferecer passagens aéreas a preços acessíveis, especialmente para aposentados e estudantes.
O público alvo da iniciativa são os 21 milhões de aposentados com renda de até dois salários-mínimos e os 700.000 alunos beneficiários do Prouni. Eles poderão adquirir passagens por apenas R$ 200, uma oportunidade única para muitos que antes não podiam viajar de avião.
As passagens estarão disponíveis durante todo o ano, com uma oferta reduzida nos meses de alta temporada. Isso visa estimular o turismo regional e garantir que o programa seja sustentável a longo prazo.
Um dos aspectos mais notáveis do Voa Brasil é que ele será implementado sem o uso de dinheiro público. Serão emitidas cinco milhões de passagens, com o lançamento do programa aguardando apenas a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ser oficializado.
Espera-se que tenha um impacto positivo substancial no turismo interno do Brasil.