Os 12 companheiros do time de futebol juvenil que ficou preso em uma caverna tailandesa inundada por mais de duas semanas foram finalmente libertados – mas agora eles seguem internados e monitorados.
Os meninos — que tem idades de 11 a 16 anos — foram resgatados em um estado estável, mas ainda podem sofrer problemas de saúde.
Em que condição estavam os meninos?
Os oito primeiros garotos resgatados chegaram com temperaturas baixas e receberam aquecedores, disseram médicos tailandeses na terça-feira.
Um tinha batimento cardíaco baixo e um outro tinha um arranhão no tornozelo direito. Os médicos suspeitavam que dois tinham infecções no pulmão — provavelmente pneumonia — baseados em raios X irregulares.
Como eles estão se sentindo depois do tratamento?
No geral, eles estavam se sentindo melhor, sem febre, e estavam se locomovendo por conta própria e sorrindo.
Mas os médicos disseram que os meninos estavam sendo mantidos em quarentena. Os pais foram autorizados a vê-los através de uma barreira de isolamento de vidro e falar com eles através de telefones do hospital.
A previsão é que eles precisarão ficar mais 7 dias antes de serem liberados, afirmou a secretária permanente do Ministério da Saúde Pública.
Por que eles estão em quarentena?
Os meninos estavam desnutridos e fracos, e os médicos provavelmente estão preocupados que eles possam ser suscetíveis a germes espalhados por familiares ou outros visitantes, disse Ian Lipkin, um especialista em doenças infecciosas da Universidade Columbia.
Mas também é possível que o risco de infecção seja para quem visitar os meninos. Médicos tailandeses disseram que não sabem que tipo de doenças incomuns os meninos podem ter pegado na caverna.
“Nunca tivemos esse tipo de problema em uma caverna profunda”, e os médicos estão fazendo uma bateria de testes nos garotos, disse Jedsada.
Morcegos vivem em cavernas. Eles podem espalhar vírus que podem causar pneumonia, convulsões e morte. Os garotos disseram aos médicos que não viram nenhum morcego ou outro animal, e especialistas dizem que é improvável que os morcegos morem tão profundamente.
Lipkin disse que os riscos mais prováveis são as bactérias do tétano que poderiam infectar uma ferida, bactérias causadoras de diarréia que poderiam contaminar as águas da caverna e esporos de fungos inaláveis que poderiam causar problemas respiratórios — incluindo pneumonia.
Qual o futuro?
Lipkin disse que os problemas mais prováveis resultarão do “estresse associado a esta experiência angustiante”.
Um dos médicos tailandeses disse que os meninos estavam felizes, mas que irão passar por uma avaliação psicológica.
A fuga guiada foi estressante, e o primeiro-ministro da Tailândia, Prayuth Chan-ocha, disse que os meninos receberam um medicamento anti-ansiedade para ajudar a acalmar seus nervos.
As pessoas que sofrem um evento tão intenso e perigoso podem sofrer de ansiedade duradoura, depressão e outros sintomas de transtorno de estresse pós-traumático. O Departamento de Saúde Mental da Tailândia disse que os hospitais estão trabalhando com as famílias para ajudar os meninos a se recuperar mentalmente.