A redução da jornada de trabalho é uma medida que está sendo adotada em alguns países do mundo com o objetivo de preservar empregos, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores.
Entre as vantagens dessa medida, podemos citar: maior equilíbrio entre trabalho e lazer, menor estresse e fadiga, menor impacto ambiental e maior flexibilidade de horários.
Entre as desvantagens, podemos citar: menor renda mensal, dificuldade na gestão de pessoas, reorganização cultural da empresa e perda da qualidade de comunicação entre os empregados.
Já a semana de quatro dias de trabalho é uma proposta que visa reduzir a carga horária semanal dos trabalhadores, mantendo o mesmo salário e a mesma produtividade.
Alguns países, como Islândia, Nova Zelândia e Espanha, já realizaram testes ou implantaram esse modelo em algumas empresas, com resultados positivos para a saúde, o bem-estar e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional dos funcionários.
No Brasil, a legislação prevê uma jornada de 8 horas diárias e 44 horas semanais, mas há possibilidade de negociação entre empregadores e empregados para reduzir o período de trabalho, desde que respeitados os limites legais e as normas coletivas.
Uma das empresas que adotou a semana de quatro dias no país foi a Zee.Dog, que concedeu as quartas-feiras de folga aos seus colaboradores nos escritórios de São Paulo, Rio de Janeiro, Madri e Shenzhen. A empresa afirma que houve um aumento da qualidade de vida e da produtividade da equipe com a mudança.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- Como o espermatozoide sobrevive ao ácido, imunidade e 96 milhões de rivaisOs segredos de uma jornada microscópica: da natação sincronizada à aquisição do “super-poder” que sela a vitória final na fecundação.
- Cientistas criam implante cerebral que envia informações direto para a mente usando luzSem fios, esse implante cerebral gera sensações artificiais e permite que o cérebro “sinta” o mundo sem usar os olhos ou o tato.
- Mounjaro no cérebro: O efeito ‘silenciador’ que desliga a fome e o alerta que os cientistas descobriramPesquisa inédita com implantes cerebrais revelou, em tempo real, como o Mounjaro atua para calar o “ruído da comida”, mas trouxe à tona uma limitação surpreendente sobre a duração desse efeito.
- Cientistas transformam a Terra em um detector gigante para finalmente encontrar a matéria escuraEsqueça os laboratórios subterrâneos: saiba como o projeto SQUIRE usa sensores quânticos em órbita para revelar as forças invisíveis que controlam o Universo.
