As renúncias fiscais são benefícios concedidos pelo governo a empresas por meio de subsídios e isenções de impostos.
Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o valor estimado que o governo deixa de arrecadar com essas medidas é de R$ 600 bilhões por ano. O ministro afirmou que quer cortar cerca de um quarto desses privilégios, gerando arrecadação de R$ 150 bilhões, e que vai divulgar uma lista das empresas beneficiadas, em conjunto com a Advocacia-Geral da União (AGU).
Esses benefícios são criticados por economistas que defendem uma reforma tributária mais justa e eficiente.
As renúncias fiscais têm impacto negativo nas contas públicas e na distribuição de renda. Elas reduzem a capacidade do governo de investir em áreas sociais como saúde, educação e infraestrutura, e favorecem os segmentos mais ricos da sociedade, que pagam menos impostos do que deveriam. Por isso, é importante que o governo reveja esses benefícios e aumente a transparência sobre quem são os beneficiários e quais são os critérios para concedê-los.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- Existe uma bomba-relógio girando sobre a sua cabeça a 28.000 km/hCom 140 milhões de detritos prontos para causar um desastre,… Leia mais: Existe uma bomba-relógio girando sobre a sua cabeça a 28.000 km/h
- O segredo da inteligência humana pode estar em nosso intestinoUma nova descoberta revela que nossos micróbios funcionaram como “baterias… Leia mais: O segredo da inteligência humana pode estar em nosso intestino
- Como o espermatozoide sobrevive ao ácido, imunidade e 96 milhões de rivaisOs segredos de uma jornada microscópica: da natação sincronizada à aquisição do “super-poder” que sela a vitória final na fecundação.
- Cientistas criam implante cerebral que envia informações direto para a mente usando luzSem fios, esse implante cerebral gera sensações artificiais e permite que o cérebro “sinta” o mundo sem usar os olhos ou o tato.
