Apresentamos um resumo do que aconteceu neste dia na CPI da Covid: A comissão ouviu nesta quinta-feira (27) o depoimento de Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan. Segundo ele, o Brasil poderia ter sido o 1º país a vacinar.
“Em julho, fizemos a primeira oferta de vacinas ao Ministério da Saúde. Ofertamos 60 milhões de doses”.
O diretor do Butantan também disse à CPI que em nenhum momento recebeu um ofício cancelando a compra de 100 milhões de doses, como combinado com o então ministro da Saúde Eduardo Pazuello. Contudo, o compromisso só foi firmado em janeiro deste ano.
Ele destacou ainda que antes das declarações anti-China do governo federal, os problemas eram resolvidos em 15 dias e agora duram um mês. Covas lembrou que a China é a maior produtora de insumos para fabricação de vacinas e que o embaixador do país no Brasil já deixou claro que as posições antagônicas causam desconforto aos chineses.

O diretor do Instituto Butantan, afirmou que a demora de três meses do governo federal para assinar o contrato da CoronaVac impediu que 100 milhões de doses fossem entregues até maio deste ano. Ele apresentou à CPI da Pandemia o acordo oferecido ao Ministério da Saúde em 7 de outubro. Uma versão parcial do documento só foi assinada em janeiro e atualizada em fevereiro.
Na visão dele, atritos com a China impactam na obtenção de insumos. A produção da CoronaVac chegou parar e foi retomada nesta quinta.
Dimas Covas desmentiu Pazuello ao dizer que as falas de Bolsonaro atrasara, sim, negociações da CoronaVac.
‘Questionar o Butantan significa questionar a saúde pública brasileira’, disse ele.

Ao final do depoimento, perguntado se o governo federal atuou para estimular a produção de vacinas no Brasil, Covas respondeu: No caso do Butantan, especificamente para essa vacina [CoronaVac], não.
O senador Renan Calheiros disse que o conteúdo do depoimento de Dimas Covas foi o mais grave até agora.
Ouça a W:
[arm_restrict_content plan=”1,2,unregistered” type=”show”]O conteúdo produzido pela W Rádio Brasil é protegido pela Lei nº 9.610 (Lei de Direitos Autorais). Para ter acesso, utilizar, reproduzir ou modificar, assine um dos nossos planos. Saiba mais aqui.
[/arm_restrict_content]Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]
Veja também:
- Cientistas criam implante cerebral que envia informações direto para a mente usando luzSem fios, esse implante cerebral gera sensações artificiais e permite que o cérebro “sinta” o mundo sem usar os olhos ou o tato.
- Mounjaro no cérebro: O efeito ‘silenciador’ que desliga a fome e o alerta que os cientistas descobriramPesquisa inédita com implantes cerebrais revelou, em tempo real, como o Mounjaro atua para calar o “ruído da comida”, mas trouxe à tona uma limitação surpreendente sobre a duração desse efeito.
- Cientistas transformam a Terra em um detector gigante para finalmente encontrar a matéria escuraEsqueça os laboratórios subterrâneos: saiba como o projeto SQUIRE usa sensores quânticos em órbita para revelar as forças invisíveis que controlam o Universo.
- Café: A descoberta que pode reduzir a idade biológica em 5 anos e revolucionar a saúde mentalNova pesquisa revela que beber de 3 a 4 xícaras de café por dia protege o DNA e desacelera o envelhecimento celular, desafiando… Leia mais: Café: A descoberta que pode reduzir a idade biológica em 5 anos e revolucionar a saúde mental