Apresentamos um resumo do que aconteceu neste dia na CPI da Covid: O ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, depôs hoje na comissão. Ele chegou de terno e gravata e entrou pela parte de trás do Plenário para evitar a imprensa.
Na terça-feira, fontes ligadas ao ex-ministro haviam dito que ele iria de farda numa tentativa da intimidar os senadores.
Em sua fala inicial na comissão, o ex-ministro da Saúde repetiu um argumento do Palácio do Planalto, de que a decisão do STF deu aos governadores o poder de tomar decisões sobre medidas contra o coronavírus.
O ex-ministro disse que o governo Bolsonaro usava a OMS para amparar o processo decisório, mas que a decisão era do Ministério da Saúde.
O ex-ministro reclamou das perguntas feitas Renan Calheiros e levou uma bronca do presidente da CPI, Omar Aziz. Quando o assunto chegou na questão da Pfizer, ele começou a dar respostas atravessadas.
Ele disse que o governo respondeu a Pfizer várias vezes e desmentiu Weingarten e o representante da Pfizer, Carlos Murillo.
Omar Aziz pediu os documentos que comprovam que o governo Bolsonaro não ignorou as ofertas e disse que se não tiver acesso aos documentos será preciso acareação entre Pazuello e Carlos Murillo.
CPI foi suspensa após uma discussão sobre a falta de oxigênio em Manaus. Os senadores questionavam o ex-ministro quando o senador Carlos Heinze interveio com o argumento de que o governo federal repassou milhões de reais ao estado no ano passado.
Irritados com as declarações dos ex-integrantes do governo, senadores da CPI da Covid planejam fazer acareações.
A Senadora Eliziane Gama perguntou quem orientou um ofício sobre a realização do tratamento precoce e o envio de 120 mil comprimidos de hidroxicloroquina para o Amazonas.
Pazuello respondeu que o ofício foi elaborado por Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde. Chamada de “capitã cloroquina”, ela será ouvida pela CPI nesta quinta-feira (20).
Sobre o aplicativo “TrateCOV”, Renan Calheiros perguntou ao ex-ministro “quem determinou seu desenvolvimento e quem é responsável pela entrada em operação?“
Pazuello respondeu que a secretária Mayra Pinheiro sugeriu uma plataforma quando voltou de Manaus.
“Uma sugestão para auxiliar o diagnóstico do médico. Essa plataforma não foi distribuída, era um protótipo. Foi copiada por um cidadão. Esse cidadão fez a divulgação da plataforma com usos indevidos, e eu determinei que ela fosse retirada do ar”, disse o ex-ministro.
Pazuello disse que, em sua saída da pasta, quando se referiu a “pixulé”, falava de restos de recursos não aplicados em programas do governo.
“Todo final do ano é normal ter recursos não aplicados em projetos, programas. Você tem saldo não aplicado, chega no final do ano”.
“São aí recursos não aplicados em vários projetos que são reaplicados por uma demanda ou outra. Este ano não teve. Este ano pegamos todo o saldo não aplicado e fizemos uma única portaria e investimos na Covid”.
Pazuello obteve no STF o direito de ficar calado para não se autoincriminar, mas respondeu a todas as perguntas.
O depoimento à CPI da Covid foi suspenso após Pazuello passar mal e será retomado nesta quinta-feira (20).
Ouça a W:
[arm_restrict_content plan=”1,2,unregistered” type=”show”][/arm_restrict_content] [arm_restrict_content plan=”1,2,unregistered” type=”show”]O conteúdo produzido pela W Rádio Brasil é protegido pela Lei nº 9.610 (Lei de Direitos Autorais). Para ter acesso, utilizar, reproduzir ou modificar, assine um dos nossos planos. Saiba mais aqui.
[/arm_restrict_content]Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]
Veja também:
- A nova era dos computadores quânticosOs computadores quânticos, famosos por prometerem resolver problemas impossíveis para computadores tradicionais, enfrentam um grande desafio: os erros.
- Mortalidade por doença de Chagas na Bahia supera a média nacionalA pesquisa, realizada entre 2008 e 2018, apontou que a Bahia possui uma das taxas de mortalidade mais altas do Brasil, com uma média de 5,33 óbitos por 100 mil habitantes, superando a média nacional.
- Como os substitutos de carne à base de plantas recriam o sabor e a textura da carneVocê já experimentou um hambúrguer à base de plantas e ficou impressionado com o quanto ele se parecia com a carne de verdade?
- Comunicação comunitária ajuda a melhorar a saúde em favelas, aponta pesquisa da FiocruzVocê já pensou que a comunicação pode ajudar a melhorar a saúde de quem vive nas favelas? Uma pesquisa da Fiocruz, em parceria com comunicadores populares, mostrou que sim!