Segundo a revista alemã Wirtschaftswoche, o presidente dos EUA quer expulsar as montadoras alemãs e impedi-las de cruzar as estradas americanas.
Na reportagem publicada, vários diplomatas europeus e norte-americanos afirmaram que Trump disse ao presidente francês, Emmanuel Macron, que manteria sua política comercial por tempo suficiente até que nenhum modelo da Mercedes-Benz estivesse rodando pela Quinta Avenida em Nova York.
Recentemente Trump encomendou uma pesquisa para saber se as importações de veículos prejudicam a indústria automobilística norte-americana. Dependendo do resultado, é possível que novas sanções sejam aplicadas para dificultar a importação de veículos nos EUA. Além disso, é esperado que Trump decida nesta quinta-feira (31) se vai pôr fim a uma isenção de impostos sobre as importações de aço e alumínio dos EUA.
VEJA MAIS:
– Nova pesquisa coloca Brasil como favorito e final contra Alemanha
– Top Gun: Maverick | O mundo realmente precisa dessa sequência?
Entre as montadores da União Europeia, a Alemanha é a maior exportadora de carros para os Estados Unidos e controla 90% do mercado de automóveis de luxo por lá. A BMW possui as marcas Rolls-Royce e BMW. Já a Daimler tem a Mercedes-Benz enquanto a Volkswagen controla a Bentley, Bugatti, Porsche e a Audi.
Em 2017, as montadoras alemãs montaram 804.000 carros nas fábricas dos EUA, exportando outros 657.000 para a América do Norte, de acordo com a associação da indústria VDA.