Esse robô é projetado para ser aplicado em situações pós-desastre, agricultura e inspeções de áreas, tendo ultimamente realizado grandes testes de força, segundo o portal CNET.
“Não estamos visando a primeira resposta ainda, mas sim o apoio após um desastre. Posicionar sensores em áreas inseguras, manipular e mover objetos, abrir portas, etc.”, relatou Claudio Semini, líder do projeto no laboratório Dynamic Legged Systems do IIT.
Dessa vez, o robô-cacchorro foi capaz de puxar um avião de passageiros de 3 toneladas, um Piaggio P180 Avanti, por aproximadamente 10 metros no Aeroporto de Génova, na Itália.
O cientista italiano afirma que melhorias no hardware e software estão tornando a implantação destes robôs cada vez mais próxima.
Atualmente, o pesquisadores procuram redesenhar o HyQReal para que ele seja mais durável e capacitado para agir em diversas situações.
O robô possui um comprimento de 1,3 metros e pouco menos de 90 centímetros de altura, além de pesar aproximadamente 130 quilogramas.
Seu desenvolvimento é um projeto conjunto da IIT e da Moog, fabricante de componentes e sistemas de controle.