Um artigo publicado ontem no Administrative Science Quarterly, revelou que o avanço da robótica nos hospitais e centros cirúrgicos, estão ameaçando o treinamento dos jovens médicos. Os robôs cirúrgicos já são utilizados por mais de um terço dos hospitais nos EUA descrição. Ao longo da última década, eles foram usados cada vez mais, em todo tipo de cirurgia.
Esse aumento significa que menos trabalho humano é necessário nos centros cirúrgicos, o que, segundo a pesquisa, resultou em tirar a oportunidade de treinamento dos residentes. No passado, os médicos mais jovens aprendiam lado a lado com os cirurgiões experientes, executando as tarefas mais fáceis e aprendendo aos poucos. Agora eles são supérfluos, já que o robô executa muitas dessas tarefas.
O artigo publicado dispara um alerta, principalmente pelo fato que vários cirurgiões experientes tiveram que assumir o controle de cirurgias feitas por médicos recém-formados. Eles não tiveram experiência suficiente para aprender. Foi constatado então que ao final de sua residência, os jovens médicos não estavam adequadamente preparados para completarem ou realizarem cirurgias sozinhos.