Uma barragem rompeu-se na cidade de Brumadinho, próxima a Belo Horizonte. As informações preliminares foram dadas pela Defesa Civil. Uma equipe com técnicos está se dirigindo ao local para avaliar a situação.
A Vale do Rio Doce, empresa responsável pela barragem, divulgou nota há pouco. “As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco.
Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens”, informou a empresa.
Segundo a empresa, a prioridade é “preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade”.
O comunicado não explica a causa do rompimento.
A prefeitura lançou um comunicado em sua conta no Instragram pedindo que os moradores fiquem longe do leito do Rio Paraopeba.
▶️▶️ Primeiras imagens dos efeitos do rompimento de barragem da Vale em Brumadinho, na Grande Belo Horizonte. pic.twitter.com/Bbq7sXCJhR
— Alexandre Aguiar (@alexaguiarpoa) January 25, 2019
Uma barragem da vale no corrego do feijão em Brumadinho acaba de estourar pic.twitter.com/kFJ83xdQt9
— Thiago Almenara (@thcad) January 25, 2019
Moradores de Brumadinho registram força da lama da Barragem Mina do Feijão, que se rompeu nesta sexta-feira, dia 25. pic.twitter.com/joMnb9DTpn
— Felipe Pedrosa (@jfelipepedrosa) January 25, 2019
NOTA DA VALE
“A primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local”, disse a Vale em nota.
Em nota, a Vale informou que acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens. “A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade”, disse em nota.
“A primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local”, disse a Vale.