A CES 2018 acabou e nós viajamos direto de Las Vegas para Detroit para conferir e trazer os principais acontecimentos do Salão de Detroit 2018. São muitas as novidades para esse ano, desde a popularização dos carros autônomos até novas formas de combustíveis, geração de energia e muito mais.
O primeiro destaque fica por conta da General Motors, que está buscando a aprovação do governo dos EUA para produzir e comercializar um carro totalmente autônomo (sem volante, pedal de freio e pedal do acelerador) já em 2019.
O Cruise AV é um veículo totalmente autônomo e está equipado com software e hardware de auto-condução da quarta geração da montadora, incluindo 21 radares, 16 câmeras e cinco dispositivos sensores de lentes que usam luz laser para ajudar carros autônomos a “ver” objetos e obstáculos próximos.
Para começar a produzir e a vender o carro, a montadora precisaria obter aprovação do governo dos EUA, para fazer 16 alterações nas regras de segurança atuais. Uma delas é em relação ao Airbag. Normalmente o equipamento que fica no lado do motorista, fica no volante. Como o carro autônomo da GM não tem volante, o Airbag teria de ser instalado em outro lugar. Além disso, existem estados que só permitem um veículo circular nas ruas, com um motorista, humano e licenciado.
Caso a montadora consiga reverter essas regras, o Cruise AV começaria a ser produzido já no ano que vem.