Cientistas finlandeses criaram um gel à base de um composto chamado dexmedetomidina, que é capaz de amenizar o medo que o seu bichinho sente em meio aos fogos de artifício.
A eficácia do medicamento foi comprovada por meio de um teste realizado no ano novo de 2017 com 189 animais. O gel, que é dado na boca, resultou em 72% de cães latindo e tremendo menos.
A substância, na dose ministrada, não é capaz de sedá-los, e serve só para acalmar. “A vantagem de usar um gel é a facilidade de aplicar”, avalia o veterinário Cesar Dinola, da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo.
O gel continua em testes no laboratório, mas muito em breve deverá ser encontrado em qualquer loja com produtos para animais.
Enquanto o produto não sai, veja abaixo o que pode te ajudar a manter seu bichinho mais confortável em meio ao caos dos fogos:
Tapa-ouvido
Peça para o veterinário indicar um algodão especial para a proteção dos ouvidos. Assim, os ruídos podem ser aplacados, reduzindo o sofrimento.
Camomila nele!
Existem géis à base de plantas, como a camomila, que ajudam a acalmar os ânimos e trazer relaxamento. Mas vale consultar o veterinário.
Divã canino
Para humanos, não adianta tomar remédio psiquiátrico sem fazer terapia. No caso dos cães, também é uma boa visitar um especialista em comportamento animal.