Insônia é um dos maiores problemas da modernidade. E como hoje usa-se tecnologia pra tudo, porque não criar algo que ajude nisso também né? É meio Black Mirror, mas vai que dá certo.
A Philips acaba de criar a SmartSleep, uma bandana que toca sons específicos para encorajar o cérebro do usuário a manter o estado de sono profundo, também conhecido como sono de ondas lentas.
A novidade vai funcionar através de uma tecnologia de sensores embutidos que entram em contato com a testa e a parte de trás das orelhas dos usuários. Os sensores vão monitorar a atividade cerebral e compartilhar os dados coletados com um aplicativo de smartphone que vem junto com o dispositivo. Assim, quando a pessoa cair em sono profundo, a SmartSleep vai emitir um ruído silencioso e escalonado para reforçar o sono.
Um estudo publicado na Frontiers in Human Neuroscience, no começo deste ano, descobriu que sons suavizantes ajudam a nutrir e manter sonos profundos em adultos, o que, em experimentos, serviu para melhorar capacidades cognitivas e de memória no dia seguinte.
O preço estimado da bandana é um tanto quanto salgado, custando US$ 400 (R$ 1.300,00 na cotação atual). As vendas nos Estados Unidos estão programadas para o último trimestre do ano.
E aí, você compraria?