Como se não bastasse os veículos autônomos, que se deslocam sozinhos pelas ruas, agora também poderemos ter as ruas ocupadas por carros controlados pela mente dos seus motoristas. Pelo menos é o que promete a montadora japonesa Nissan, que anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia capaz de interpretar os sinais emitidos pelo cérebro.
Batizada de “Brain-to-Vehicle”, ou B2V, a tecnologia consegue captar a atividade cerebral do motorista, permitendo que o mesmo dirija o carro apenas pelo pensamento. Além disso, o B2V analisa toda a atividade cerebral e é capaz até mesmo de antecipar qual ação o motorista vai fazer em um acidente, ou mesmo durante um percurso tranquilo.
Ele prevê o que o motorista pretende fazer antecipando a ação e fazendo com que o carro deva virar na próxima esquina. No caso de acidentes, ele pode prever a reação que o motorista tomaria, escolhendo o melhor a ser feito. Além disso, o sistema também consegue detectar desconfortos e sensações do motorista, ativando a inteligência artificial e fazendo com que ela assuma o controle do veículo.
Por enquanto há apenas um vídeo onde a própria montadora faz uma apresentação do sistema, mas a tecnologia só será apresentada de forma oficial durante a CES 2018, que acontece no próximo dia 7 de janeiro.