Você está muito trabalhando muito e sob stress diário? O seu corpo pode indicar a intensidade dessa sobrecarga.
Você sabia que quando estamos estressados demais, nosso nariz fica gelado? Esta foi a descoberta de pesquisadores da Universidade de Nottingham, na Inglaterra.
A pesquisa foi feita pelo Instituto de Tecnologia Aeroespacial – mais especificamente, por um grupo que estuda o Fator Humano nas aeronaves. Ou seja: são os caras que se preocupam com o piloto (e buscam formas de evitar que ele faça besteira e ponha todo mundo em risco).
Eles estavam tentando encontrar quais são os sinais físicos de que o corpo emite quando você está encarando uma demanda excessiva no trabalho. Para isso, expuseram voluntários a tarefas progressivamente desafiadoras e exigentes em termos de concentração.
Enquanto isso, eles acompanhavam uma série de indicativos corporais do estresse: alteração no tamanho da pupila, aceleração de batimentos cardíacos, respiração e temperatura da pele.
Os melhores indicadores eram o nariz e a região dos seios da face. Quanto mais exigente era a tarefa, mais gelado o nariz deles ia ficando.