Investigadores surgiram com resposta à questão que foi apresentada na pesquisa de John Fennell, da Universidade de Bristol, e recentemente publicada no Royal Society Journal Interface.
A investigação destaca que cervos — uma das presas principais dos tigres — não têm visão tricromática (a capacidade de possuir três canais para transmitir informação de cor, derivada de três tipos diferentes de cores), como a maioria dos humanos, só consegue captar a luz azul e verde. Portanto, eles não percebem as cores vermelha e laranja.
Isso significa que a coloração dos tigres é verde para eles, o que lhes permite se camuflar perfeitamente ao meio ambiente, especialmente entre vegetação.
Segundo escreve o The Daily Mail, Fennell e seus colegas usaram computadores durante pesquisa para estimar o quão detectável era o animal determinado. Eles usaram imagens com o predador fotografado no ambiente em que vive e as modificaram para ver se a camuflagem ajuda o animal a se misturar.
Então surge a questão: por que tigres não têm pelugem verde? Na opinião de Fennell, os animais não podem produzi-la. Fazer isso “exigiria uma mudança significativa na bioquímica dos mamíferos”. Por exemplo, o único mamífero verde, a preguiça, deve sua cor esverdeada a uma simbiose com algas verdes.