Como informa a edição, os construtores estavam preparando um terreno, junto a uma rodovia em Newington, uma cidade no distrito de Swale do condado de Kent britânico, para um projeto de habitação quando descobriram a cidade perdida.
A colonização romana desenterrada por construtores em Kent foi anunciada como “um próspero local de manufaturas”. O sítio de 18 acres também revelou uma quantidade de cerâmica, moedas raras e o seu próprio templo
“Já tínhamos provas de um cemitério romano e de uma ocupação romana nas proximidades e esta escavação mostra que havia um local próspero de produção de manufaturas no coração do nosso povoado”, disse o presidente do Newington History Group, Dean Coles.
A rodovia, ao longo da qual a descoberta ocorreu, foi construída sobre uma importante e antiga estrada romana que ligava Londres à cidade de Cantuária. A descoberta mostrou que esta antiga estrada não seria a única via importante na área e a equipe está interessada em rastrear até onde leva a estrada recém-descoberta, pois ela poderia “conectar-se a outro templo encontrado há 50 anos”.
O diretor arqueológico da Swale and Thames Archaeological Survey, Dr. Paul Wilkinson, afirmou: “Esta é uma das descobertas mais importantes de uma pequena cidade romana em Kent em muitos anos com uma preservação excepcional de edifícios e artefatos romanos.”