Tomar a decisão de iniciar uma transição capilar diz muito mais sobre aceitar-se verdadeiramente, amadurecendo um novo e real olhar de si mesmo(a), do que tomar uma decisão leviana de mudar de aparência.
Na verdade, a aparência acaba sendo um dos resultados mais irrelevantes, perto da sensação de liberdade tardia, que mostra como é valioso ter o seu próprio padrão estético.
Se você está pensando em fazer ou já iniciou a transição capilar é bom ter em mente que o seu fim é, de fato, sedutor mas que o processo em si é angustiante e exige muita determinação. Isso porque nos primeiros meses você não verá no espelho aquele cabelo sensacional de comercial de shampoo, mas sim um cabelo que já foi muito castigado com produtos e processos. A vontade de passar a mão em uma chapinha e deixar tudo “arrumado” será enorme e é nesse momento que precisará ser firme.
Mas voltando um pouco em todo esse assunto, você sabe como iniciar essa transição capilar? Veja abaixo os primeiros passos após essa importante decisão:
O mais recomendado pelos especialistas para eliminar a química dos fios é fazer três coisas: cortar, hidratar e disfarçar.
Veja também:
Acredite se quiser: Casamento real fez cair tráfego do maior site pornô no mundo
Veja 3 dicas para acabar com o soluço
Em média, vão ser necessários uns seis meses de dedicação e idas ao salão de cabeleireiro.
Mas claro, algumas coisas poderão ser feitas em casa, tipo:
Hidratação: o ideal é fazer 2 vezes por semana. Essa hidratação deverá conter óleos como coco ou argan, que ajudarão a nutrir os fios; queratina para fortalecer; e silicone para dar uma proteção maior ao cabelo. O tempo de aplicação indicado é 10 minutos.
Disfarce: seu cabelo ficará com duas texturas (raiz natural e o comprimento liso). Para disfarçar esta textura dupla, você pode ativar os cachos. Para isso, basta molhar o cabelo e passar um ativador de cachos para parte em que ele ainda está liso. O movimento é de amassar o cabelo com as mãos de baixo para cima. Outro recurso que pode ser usado é fazer uma trança ou um arranjo lateral no cabelo que permita usar um lenço para esconder a raiz.
Já no salão, o tratamento deve ser o corte e reconstrução. Para o corte, o recomendado é cortar no início uns quatro dedos, se for possível. E mensalmente cortar mais um. No caso da reconstrução, o indicado é realizá-la no salão, pois o procedimento é à base de aminoácidos e queratina e requer ajuda de profissionais. A princípio, a reconstrução pode ser feita a cada 15 dias e depois mensalmente.