A Rússia está planejando construir sua própria estação espacial orbital e convidou os países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para participar do projeto.
O diretor da Roscosmos, a agência espacial russa, Yuri Borisov, fez a proposta durante uma reunião em Hermanus, África do Sul, na última segunda-feira (24).
Segundo Borisov, a estação russa deve começar a operar em 2027 e terá capacidade para receber até sete astronautas. Ele disse que o projeto é aberto à cooperação internacional e que os países do BRICS poderiam contribuir com módulos, equipamentos ou experiências científicas.
A iniciativa da Rússia ocorre em um momento de tensão com os Estados Unidos, seu principal parceiro na Estação Espacial Internacional (ISS), que orbita a Terra desde 1998. A Rússia anunciou em abril que vai encerrar sua participação na ISS em 2025, após as relações diplomáticas se deteriorarem por causa da Guerra na Ucrânia.
A Rússia também afirmou que pretende desenvolver tecnologia para voos espaciais tripulados para a Lua e Marte com sua própria estação. Borisov disse que a estação russa será mais avançada e segura do que a ISS, que já está envelhecendo e apresentando problemas técnicos.
Enquanto isso, outros países também estão avançando na corrida espacial. A China pode ser a primeira nação a trazer rochas de Marte, após o sucesso de sua missão Tianwen-1, que pousou um robô no planeta vermelho em maio. A Índia lançou sua missão lunar Chandrayaan-3, que visa pousar um módulo e um rover na superfície da Lua em 2024. E os Estados Unidos enfrentam dificuldades orçamentárias em seu programa Artemis, que visa levar astronautas à Lua em 2026 e a Marte em 2030.
O convite da Rússia aos países do BRICS pode ser uma oportunidade para aumentar a cooperação e o intercâmbio de conhecimentos no campo espacial. No entanto, também pode representar um desafio político e econômico, dada a complexidade e o custo de tais projetos.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!