O Brasil começa a semana com diferentes condições climáticas nas regiões, com destaque para o tempo seco em São Paulo, a frente fria e o ciclone no Sul e a infiltração marítima no Nordeste.
Confira os detalhes da previsão para cada região:
São Paulo
O estado de São Paulo começa a semana sob forte influência do ar seco, que impede a formação de nuvens de chuva e reduz a umidade relativa do ar. As temperaturas continuam amenas nas madrugadas e manhãs, mas sobem no período da tarde. A capital paulista volta a chover e esfriar entre quinta-feira e sexta-feira, com a passagem de uma nova frente fria. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima prevista para esta segunda-feira é de 14°C e a máxima de 28°C. A umidade relativa do ar pode chegar a 25%, considerada estado de atenção pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Sul
A semana já começa com mudanças no Rio Grande do Sul, onde uma frente fria contribui para a formação de instabilidades, especialmente no sul e sudeste do estado, onde há potencial para fortes temporais. Na terça-feira, um cavado dá origem a um novo ciclone, que atua próximo à costa da região Sul na quarta-feira, trazendo chuva mais forte para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Na quinta-feira e na sexta-feira, o tempo fica mais estável no Rio Grande do Sul, mas a chuva ganha mais intensidade no litoral do Paraná e de Santa Catarina. De acordo com o Inmet, Porto Alegre pode ter mínima de 15°C e máxima de 24°C nesta segunda-feira, com pancadas de chuva à tarde e à noite.
Centro-Oeste
O interior paulista segue com destaque para o tempo firme e extremamente seco, assim como em toda a região central do Brasil. Cuiabá segue com umidade relativa do ar em alerta, com índices inferiores a 20%. Dia de sol e calor na cidade do Rio de Janeiro e em Campo Grande. O Inmet prevê mínima de 19°C e máxima de 36°C para Cuiabá nesta segunda-feira, com céu claro e baixa umidade.
Nordeste
A infiltração marítima continua favorecendo nuvens de chuva sobre o litoral do Nordeste, com atenção para o litoral do Pernambuco e de Alagoas. Salvador começa a segunda-feira com céu mais encoberto, mas o risco de temporais já diminui. No Ceará, ventos que variam de 40 a 60 km/h no decorrer do dia e pouca chuva em Fortaleza. O Inmet indica mínima de 23°C e máxima de 29°C para Salvador nesta segunda-feira, com possibilidade de chuva fraca.
Norte
O ar quente e úmido ainda favorece pancadas de chuva sobre o norte do Amazonas, oeste e litoral do Pará, mas não há risco de grandes acumulados. Apenas Boa Vista, em Roraima, segue em atenção para chuva moderada a forte. Já Porto Velho, em Rondônia, Palmas, no Tocantins e Rio Branco, no Acre, continuam com tempo firme e muito sol. O Inmet estima mínima de 22°C e máxima de 33°C para Porto Velho nesta segunda-feira, com céu claro e sol forte.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!