Rádio ao vivo
Últimas

Tuk-tuk: por que a Prefeitura de São Paulo proibiu o serviço de triciclo elétrico?

por

em

O tuk-tuk é um meio de transporte em triciclo elétrico que ficou famoso em países asiáticos e que chegou ao Brasil em 2020.

Em São Paulo, a empresa Grilo começou a operar o serviço em 13 de abril de 2021, mas foi proibida pela Prefeitura uma semana depois. Qual foi o motivo da proibição e o que diz a empresa responsável pelo tuk-tuk?

Segundo a Prefeitura de São Paulo, o tuk-tuk se enquadra na categoria de mototáxi, que é vetado na capital paulista por questões de segurança. O prefeito Ricardo Nunes alegou que a Lei Federal de mobilidade não autoriza esse tipo de transporte e citou o Decreto 62.144/2023, que proíbe a utilização de motocicletas em aplicativos de carona.

No entanto, a empresa Grilo contesta essa interpretação e afirma que o tuk-tuk é um veículo sustentável, seguro e inovador, que tem portas e cintos de segurança com três pontos, como os presentes em carros. A empresa diz que tem autorização plena para circulação de acordo com as regras exigidas pela Operadora de Tecnologia de Transporte Credenciada (OTTC) e que irá recorrer nas vias administrativas e judiciais para retomar o serviço.

O tuk-tuk da Grilo tinha uma frota de 20 triciclos, que circulavam dentro de uma área de cobertura de 5,5km² nas regiões das avenidas Paulista, Consolação e 23 de Maio e Bela Vista. O foco do serviço eram viagens curtas e também entregas.

Gosta do nosso conteúdo?


Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!

Veja também:

Não perca nenhuma postagem! Assine nossa Newsletter: