O tuk-tuk é um meio de transporte em triciclo elétrico que ficou famoso em países asiáticos e que chegou ao Brasil em 2020.
Em São Paulo, a empresa Grilo começou a operar o serviço em 13 de abril de 2021, mas foi proibida pela Prefeitura uma semana depois. Qual foi o motivo da proibição e o que diz a empresa responsável pelo tuk-tuk?
Segundo a Prefeitura de São Paulo, o tuk-tuk se enquadra na categoria de mototáxi, que é vetado na capital paulista por questões de segurança. O prefeito Ricardo Nunes alegou que a Lei Federal de mobilidade não autoriza esse tipo de transporte e citou o Decreto 62.144/2023, que proíbe a utilização de motocicletas em aplicativos de carona.
No entanto, a empresa Grilo contesta essa interpretação e afirma que o tuk-tuk é um veículo sustentável, seguro e inovador, que tem portas e cintos de segurança com três pontos, como os presentes em carros. A empresa diz que tem autorização plena para circulação de acordo com as regras exigidas pela Operadora de Tecnologia de Transporte Credenciada (OTTC) e que irá recorrer nas vias administrativas e judiciais para retomar o serviço.
O tuk-tuk da Grilo tinha uma frota de 20 triciclos, que circulavam dentro de uma área de cobertura de 5,5km² nas regiões das avenidas Paulista, Consolação e 23 de Maio e Bela Vista. O foco do serviço eram viagens curtas e também entregas.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- Existe uma bomba-relógio girando sobre a sua cabeça a 28.000 km/hCom 140 milhões de detritos prontos para causar um desastre,… Leia mais: Existe uma bomba-relógio girando sobre a sua cabeça a 28.000 km/h
- O segredo da inteligência humana pode estar em nosso intestinoUma nova descoberta revela que nossos micróbios funcionaram como “baterias… Leia mais: O segredo da inteligência humana pode estar em nosso intestino
- Como o espermatozoide sobrevive ao ácido, imunidade e 96 milhões de rivaisOs segredos de uma jornada microscópica: da natação sincronizada à aquisição do “super-poder” que sela a vitória final na fecundação.
- Cientistas criam implante cerebral que envia informações direto para a mente usando luzSem fios, esse implante cerebral gera sensações artificiais e permite que o cérebro “sinta” o mundo sem usar os olhos ou o tato.
