Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia deverão aprovar, em encontro a ser realizado daqui a dez dias, um novo mecanismo para impor sanções ligadas à proliferação e uso de armas químicas, segundo a agenda do evento, divulgada nesta sexta-feira.
“O Conselho [Europeu] deve adotar uma série de decisões e conclusões sem debate, incluindo a adoção de um novo regime de sanções sobre armas químicas”, diz o texto da agenda do evento do próximo dia 15 de outubro.
Recentemente, autoridades do bloco defenderam a necessidade de desenvolver rapidamente medidas que visam a manter os padrões internacionais do regime de sanções relacionado às armas químicas no domínio da segurança internacional após o incidente na cidade britânica de Salisbury, onde o ex-espião russo Sergei Skripal foi supostamente vítima de um ataque com uma substância química identificada como A-234, também conhecida como Novichok.
Desde o início das investigações, as autoridades do Reino Unido vêm acusando a Rússia de estar por trás dessa alegada tentativa de assassinato, que também vitimou a filha de Skripal, Yulia, e um policial britânico. Moscou, no entanto, nega veementemente as acusações.
Por Sputnik Brasil.