Você sabia que o número de pessoas que usam o cartão de crédito no Brasil cresceu quase 31% em três anos? Segundo dados do Banco Central (BC), em junho de 2022, 84,7 milhões de usuários tinham saldo devedor relacionado a essa forma de pagamento.
Em junho de 2019, eram 64,7 milhões.
Mas o que isso significa para você? O saldo devedor é o valor da compra, parcelada ou não, que ainda não foi pago pelo cliente e sobre o qual podem incidir juros. Ou seja, se você não paga o valor total da fatura do cartão, você entra no chamado rotativo do cartão de crédito, que é uma das operações de crédito mais caras do mercado.
De acordo com o BC, há uma tendência ao uso de modalidades mais onerosas do cartão de crédito à medida que aumentam os vínculos, que são o número de instituições emissoras de cartão em que o cliente tem saldo devedor. Isso significa que quem tem mais de um cartão de crédito tende a gastar mais e a se endividar mais.
O aumento no número de usuários de cartão de crédito pode ser explicado pela entrada de novas instituições no mercado nos últimos anos, principalmente no segmento de cartões pós-pagos. Instituições de pagamento e bancos digitais aumentaram a base de usuários em 27,6 milhões de indivíduos no período analisado.
Para o BC, a expansão do mercado de cartões de crédito é positiva do ponto de vista da inclusão financeira, mas tem potencial para aumentar o nível de endividamento das famílias. Por isso, é importante ter cuidado ao usar essa forma de pagamento e evitar cair na armadilha dos juros altos.
Algumas dicas para usar o cartão de crédito com responsabilidade são:
- Planeje seus gastos e evite comprar por impulso.
- Escolha um cartão que tenha taxas e benefícios adequados ao seu perfil.
- Pague sempre o valor total da fatura e evite parcelar as compras.
- Não use mais do que 30% do seu limite de crédito.
- Não tenha mais cartões do que você precisa e cancele os que não usa.
Seguindo essas recomendações, você pode aproveitar as vantagens do cartão de crédito sem comprometer a sua saúde financeira.
Fonte: Link.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!